Cadastro Positivo de Condutores: o que é e como funciona?

O Cadastro Positivo de Condutores (RNPC) é um sistema nacional criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que visa incentivar os motoristas a estabelecerem boas práticas de direção no trânsito.

O cadastro reúne informações sobre os motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e permite que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a esses condutores.

O que é um RNPC

Para participar do RNPC, o motorista deve se inscrever no sistema pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Senatran.

Ao fazer isso, o motorista autoriza que seus dados sejam consultados para verificar se ele está apto a receber os benefícios do cadastro.

Os benefícios do RNPC são definidos por empresas e órgãos públicos parceiros do sistema. Alguns exemplos de benefícios que podem ser oferecidos são:

1. Descontos na contratação de seguro automotivo;

2.Isenção de taxas e tarifas para serviços de transporte público;

3.Prioridade no atendimento em serviços públicos;

4.Acesso a cursos de direção defensiva gratuitos.

Como saber se estou inscrito no RNPC?

Qualquer pessoa com uma conta gov.br pode consultar o RNPC para verificar se um determinado motorista está inscrito.

Para isso, basta acessar o Portal de Serviços da Senatran e informar o número da CNH do motorista.

Vantagens do RNPC

O RNPC é uma iniciativa importante para incentivar a segurança no trânsito. Ao recompensar os motoristas que mantêm uma direção consciente, o cadastro pode ajudar a reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas brasileiras.

O RNPC também é uma forma de valorizar os motoristas que respeitam as leis de trânsito e prezam pela segurança de todos.

Ao oferecer benefícios aos bons condutores, o cadastro pode incentivar outros motoristas a adotar boas práticas de direção.

Como se inscrever no RNPC

Para se inscrever no RNPC, siga os passos abaixo:

1.Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acesse o Portal de Serviços da Senatran.

2.Faça login com sua conta gov.br.

3.Clique na opção “Cadastro Positivo de Condutores”.

4.Leia e concorde com os termos de uso do cadastro.

5.Clique em “Inscrever”.

Após a inscrição, seus dados serão analisados pela Senatran. Se você estiver apto a participar do RNPC, seus dados serão incluídos no sistema e você poderá começar a receber os benefícios oferecidos pelos parceiros do cadastro.